top of page

Mais sobre história e exposições do Gesto Submerso no

biahwerther.tumblr.com/

 

Processo criativo:

facebook.com/estudio.biahwerther

 

..Chove dentro de mim ..

 

 

Cada retrato é uma persona, tem sua vida própria, um poema. Contudo, juntando-se ao projeto inteiro, ajuda a dar vida a um roteiro, a falar de auto-conhecimento. Utilizar uma foto masculina no "abre-alas" desta versão da exposição submersa, da multiartista biAhweRTher, é opção recente, iniciada na exposição individual de dezembro de 2013. A busca do feminino em cada um de nós, homem ou mulher, a água como o primeiro ambiente, a liberdade de expressão, a transparência na nudez.

 

Neste vídeo está uma seleção pensada e enxuta de retratos entre as muitas fotos que compõe o projeto Gesto Submerso.

 

Editadas por Emon Arieta, para exposição em looping durante a Mostra Vídeotipos, dentro do SALVE - Semana do Audiovisual Livre - 2014, em Jundiaí - SP, as imagens foram selecionadas entre as várias fases do Gesto, iniciado em 2010, com direito a uma primeira exposição individual em 2012. São auto retratos da artista feitos com ajuda de temporizador, fotos da atriz Lívia Perrone e retrato do músico e jornalista Domício Grillo.

 

Para a instalação VÍDEOTIPOS de setembro de 2014, juntamente com 4 vídeos arte e um filme 16mm da artista, o Gesto fará parte de uma apresentação pública que ilustra a alma de um projeto de vida. Todos os trabalhos são parte de uma mesma história, uma trajetória dramática, sempre voltada para a sensibilização, nunca finalizada, sempre "continuada".

Sobre a forma, GESTO SUBMERSO, de início, era um plano para somente fotografias analógicas, utilizando câmeras com lente de plástico em caixa estanque. Após processadas e copiadas, por vezes as fotos eram interferidas com canetinhas coloridas. Para os cliques surrealistas, também acontecia a digitalização das fotos, que passavam então por interferência digital além da analógica. 


Em 2013, câmeras digitais foram agregadas ao processo, sendo usadas a profissional Canon 700 D e diversos modelos de cibershot amadoras.

 

 

 

Sobre trajetória, o GESTO SUBMERSO, já foi traduzido como Underwater e Geste Submergé. Teve duas exposições individuais e participou de duas coletivas em Porto Alegre-RS-BR e em Paris-FR. O plano é considerado "continuado" porque a artista segue fazendo novas sessões de foto a cada ano e os caminhos nunca são definitivos.

Do ambiente, o interesse pela água começou por volta de 2007, quando biAh weRTher realizou a vídeo arte, também self, "Borboletas no Estômago", exibida em várias mostras, ocupações e exposições no Brasil, como o Beco do Rato, no RJ, quando do lançamento. No exterior, o vídeo foi exibido em Barcelona em duas ocasiões, sempre no Punt Multimédia; e em Paris, na Faux Fabrique, em 2013, num evento chamado Miscelânea.

Ainda com o tema líquido, a artista realizou o curta "Cantilena", que estreou como parte de uma instalação do coletivo Vídeo Água, em Porto Alegre, na Usina do Gasômetro. O vídeo participou de muitos outros momentos de cinema expandido e artes visuais, como a itinerância do FLõ festival do livre olhar em Tóquio, no ano de 2009, organizado em parceria com o vídeo artista Roberto Maxwell, brasileiro radicado no Japão.

 

bottom of page